Projeto de Irrigação para Condomínios
Um sistema de irrigação para um condomínio residencial ou industrial atende à demanda de água das áreas verdes selecionadas dentro do seu perímetro.
Gradualmente este tipo de sistema de irrigação tem conquistado o mercado por valorizar o empreendimento pelo potencial de criar e manter jardins particulares e comunitários dentro do condomínio, melhorando o micro clima e o bem estar local.
Iniciando o Projeto de Irrigação para Condomínios
Anterior ao dimensionamento do sistema de irrigação, é de grande relevância abordar algumas questões básicas que determinam à viabilidade do projeto.
A quantidade de água disponível deve cobrir a demanda de água gerada pelo projeto em época mais crítica. Se o projeto se abastece pela rede pública, a quota para consumo humano deve ser preservada por ser prioritária.
Todas as potenciais fontes de água a serem captadas (poços, lagos, mananciais represas,…) devem ser levantadas e classificadas.
Condomínios maiores às vezes possuem uma estação própria de tratamento de água e esgoto. Nestes casos existe a possibilidade de reuso do efluente no sistema de irrigação.
A qualidade da água captada e distribuída deve ser adequada ao seu uso no sistema de irrigação. Contaminação bacteriológica pode afetar a saúde das pessoas em contato com água aspergida ou gotejada. Resíduos orgânicos e físicos causam entupimento de orifícios em aspersores e gotejadores.
Conheça os projetos de irrigação para hotéis;
Conheça os projetos de irrigação para indústria
Conheça os projetos de irrigação para clubes de futebol;
Conheça os projetos de irrigação para residências;
Elaborando o Projeto de Irrigação para Condomínios
O sistema pode ser projetado visando controle de ponta a ponta; um controlador central atua em função de dados coletados na área irrigada. Outra opção é abastecer cisternas instaladas nas áreas irrigadas e usar controladores dedicados a este nível. As cisternas aumentam a capacidade de armazenamento de água e o sistema ganha em flexibilidade.
Após comprovada a viabilidade do projeto de irrigação para o condomínio, é marcada uma visita técnica no local para trocar informações sobre 12 assuntos importantes para sua elaboração:
1) Topografia do terreno
2) Tipos de solo
3) Tipos e distribuição da vegetação
4) Construções, canalizações e pavimentações existentes
5) Pontos de captação d’ água
6) Pontos de captação de energia
7) Demarcação área irrigada
8) Tipo de emissor
9) Setorização
10) Automação
11) Instalação
12) Manutenção
O sistema de irrigação para áreas verdes em condomínios, elaborado pela análise e processamento das informações obtidas, pode ser apresentado num orçamento descritivo sem custo ou num projeto executivo que revela o sistema em todos os seus detalhes técnicos e financeiros, este já com valor preestabelecido.
A implantação e manutenção do projeto de Irrigação em Condomínios
A instalação do sistema deve ser executada por mão de obra qualificada, respeitando todas as normas de segurança do condomínio. O papel da nossa equipe se resume em fornecer e gerenciar montadores especializados e administrar o fluxo de materiais. Ensinamos aos funcionários responsáveis tanto como programar quanto a operar o sistema manualmente.
A PRO-DUTO Irrigação ainda se encarrega da assistência técnica e da manutenção através do envio de especialistas ou via gerenciamento de mão de obra local para problemas mais simples, se o cliente assim preferir.
O monitoramento do sistema pode ser feito de maneira presencial e/ou remotamente através de aplicativo.
Materiais de destaque para este segmento utilizados pela equipe da PRO-DUTO Irrigação: aspersor escamoteável Hunter, Junta flexível Plasnova, conexões Tigre, tubo PEAD Tigre, válvula elétrica Hunter, tubo de PVC LF ponta bolsa Tigre, conjunto moto-bomba KSB, controlador Hunter, solar sync Hunter, chave de partida soft starter WEG, cabo Prysmian Group, cisterna Rotogine.