Projeto de Irrigação para Fazendas
Sistemas de irrigação em fazendas atendem a grandes áreas cultivadas e envolvem demandas de água e energia consideráveis.
Estes sistemas são encontrados em regiões como as dos municípios de Aguaí e Casa Branca (SP), onde predominam as culturas de feijão, algodão e milho.
Iniciando o Projeto de Irrigação para Fazendas
Num levantamento preliminar é analisado quais são os recursos hídricos disponíveis e se eles são suficientes para cobrir a demanda gerada pelo projeto pretendido. Não basta considerar apenas a quantidade física da água que pode ser captada; precisa ser levantada a fração que está ou pode ser outorgada para uso. São considerados poços, lagos, mananciais e represas.
Nesta fase a qualidade da água deve ser levantada de maneira generalizada. A presença de elementos químicos (ferro, manganês), físicos (areia) e/ou biológicos (algas, bactérias) pode trazer altos custos de tratamento, inviabilizando o projeto de antemão.
Em seguida é preciso ver a disponibilidade de energia, seja elétrica ou de outra natureza. A distância entre a fonte de energia e o local da captação pode ser proibitiva.
Elaborando o Projeto de Irrigação para Fazendas
Após sinal verde quanto às questões acima, é marcada uma visita técnica ao local do projeto para tratar de 13 assuntos importantes:
1) Hidrologia
2) Clima
3) Solos
4) Topografia
5) Construções, canalizações e pavimentações existentes
6) Pontos de captação d’ água
7) Pontos de captação de energia
8) Método de irrigação
9) Setorização
10) Automação
11) Instalação
12) Operação
13) Manutenção
O resultado deste levantamento pode ser apresentado num orçamento descritivo sem custo ou num projeto executivo que revela o sistema em todos os seus detalhes técnicos e financeiros, este já com custo preestabelecido.
Na elaboração do projeto visamos minimizar a soma dos custos fixos (materiais, instalação, construção) e dos custos variáveis (energia, manutenção, operação) durante a vida contábil do sistema.
Implantação e Manutenção do Projeto de Irrigação para Fazendas
A instalação da maior parte do sistema pode ser executada com mão de obra da própria fazenda se o cliente desejar, reduzindo assim o custo de deslocamento, alimentação e estadia. Neste caso, o papel da equipe da PRO-DUTO Irrigação se limita a ensinar, acompanhar e fornecer a mão de obra mais especializada.
A manutenção do sistema fica mais eficiente e econômica em projetos instalados com mão de obra local, pois contam com um plantão permanente de pessoas que conhecem o sistema “por dentro” e dominam as técnicas apropriadas para contornar uma boa parcela dos problemas que possam ocorrer.
Abaixo exemplificamos alguns produtos utilizados em projetos de Irrigação para fazendas: canhão Hidrosolo, carretel autopropelido Irrigabras, pivôt central Krebs, tubo de aço K20 Alvenius, válvulas pilotadas Bermad, conjunto moto-bomba multiestágio KSB, soft starter WEG.
Fale agora com nosso departamento técnico – clique aqui.