Projetos de Distribuição e Armazenamento de Água para Piscicultura
É preferível locar os reservatórios para piscicultura de tal maneira que a água pode correr pelo sistema sem o uso de bombas, ou seja, pela força da gravidade.
Os sistemas de distribuição de água para a piscicultura são setorizados a nível reservatório, não permitindo a passagem de água de um reservatório para o outro.
A condução da água deve ocorrer por gravidade através de canaletas abertas para melhorar a aeração. Bombeamento mata os micro-organismos naturalmente encontrados nas águas de nascentes, mananciais e represas.
Por falta de condições adequadas, muitos piscicultores adotam sistemas em que a água é bombeada até o ponto mais elevado da área do projeto, para depois ser distribuída por gravidade através de canaletas e/ou tubulações.
Sistemas de distribuição e armazenamento de água para piscicultura, como os encontrados na região de Artur Nogueira (SP), atingem altos níveis de produção de peixes.
Iniciando Projetos de Distribuição e Armazenamento de Água para Piscicultura
Algumas questões básicas relacionadas à viabilidade do projeto devem ser abordadas antes de começar a dimensionar o sistema de distribuição e armazenamento de água para piscicultura.
Análise do balanço hídrico do empreendimento revela se a quantidade de água necessária é coberta pelos recursos hídricos disponíveis. Estes recursos podem ser livres de outorga, já outorgados ou outorgáveis. São consideradas águas de nascentes, de mananciais e de represas.
Águas de nascentes são excelentes para a piscicultura, mas são pouco oxigenadas. Águas provenientes de mananciais e de represas podem estar poluídas por defensivos agrícolas, dejetos industriais e esgoto humano.
O efluente gerado pelo empreendimento e devolvido ao meio ambiente precisa atender às normas estabelecidas pelas leis de outorga. Tratamento nem sempre é uma opção devido aos custos que podem inviabilizar o projeto antes de começar.
Elaborando o Projeto de Distribuição e Armazenamento de Água para Piscicultura
Não havendo fatores que inviabilizam a realização do projeto de distribuição e armazenamento de água para piscicultura, são coletadas no local da futura obra informações sobre 11 assuntos importantes:
1) Topografia
2) Infraestrutura
3) Pontos de captação d’ água
4) Pontos de despejo do efluente
5) Pontos de captação de energia
6) Tipos e tamanhos de reservatórios
7) Trajeto sistema distribuição e despejo
8) Setorização
9) Instalação
10) Operação
11) Manutenção
O sistema de distribuição e armazenamento, elaborado após processamento das informações acima, pode ser apresentado num orçamento descritivo ou num projeto executivo que revela o sistema em todos os seus detalhes técnicos e financeiros, este já com valor preestabelecido.
Na elaboração do projeto visamos o perfeito funcionamento hidráulico e elétrico dentro dos parâmetros de otimização da produção. Nisto, sempre procuramos minimizar a soma dos custos fixos (materiais, instalação, construção) e dos custos variáveis (energia, manutenção, operação) perante a vida contábil do sistema.
Implantação e Manutenção do Projeto de Distribuição e Armazenamento de Água para Piscicultura
A instalação do sistema deve ser executada por mão de obra qualificada. O papel da nossa equipe se resume em fornecer e gerenciar montadores e administrar o fluxo de materiais.
Se o cliente deseja reduzir custos em relação a deslocamento, alimentação e estadia, existe a opção de executar parte do sistema utilizando mão de obra local. Neste caso, a equipe da PRO-DUTO Irrigação se encarrega de ensinar o que for necessário para garantir a qualidade da instalação. Ao mesmo tempo a PRO-DUTO Irrigação acompanha o progresso dos trabalhos.
A manutenção do sistema fica mais eficiente e econômica em projetos instalados com a ajuda de mão de obra local, pois contam com um plantão permanente de pessoas que conhecem o sistema a fundo e dominam as técnicas apropriadas para contornar os problemas mais simples.
Destacamos os seguintes materiais para serem utilizados em projetos de distribuição e armazenamento de água para piscicultura: tanques Sansuy, geomembrana Roma, tubos & conexões Corr Plastik, válvula de PVC Viqua, sopradores AeroMack, conjunto moto-bomba anfíbia e aeradores Higra, softstarter WEG.